É hora de investir em um aplicativo?

Autor do artigo
É hora de investir em um aplicativo?

Os apps têm se mostrado uma importante fonte de receita para marcas, já que os brasileiros passam quase 5 horas por dia conectados ao celular e mais de 90% desse tempo usando aplicativos.

Entenda por que seu negócio deveria investir em um aplicativo

Novos comportamentos determinam tendências de diversas áreas dos serviços e dos produtos e os apps se tornam uma nova fonte de receita para as marcas.

Os números expressivos também indicam que a melhor maneira de se conectar com o consumidor é priorizar uma estratégia mobile-first.

O celular se transformou na tela mais importante da vida das pessoas, e ter um app da sua marca instalado nele é o maior share of mind que seu negócio pode ter. Não à toa, os brasileiros passam quase 5 horas conectados ao celular todos os dias. E em 92% desse tempo as pessoas estão utilizando algum aplicativo segundo dados divulgados pelo Google em 2021.

Sua empresas já tem um app? Se está pensando em investir, saiba qual a tecnologia mais adequada para o seu negócio. Passamos os últimos 12 anos ajudando empresas a transformar seus sites e ideias em aplicativos ou sistemas, por isso podemos ajudar você a encontrar a melhor solução.

Tipos de app

Você pode investir tanto em um aplicativo com tecnologia nativa, um web app ou um PWA (progressive web application). Os aplicativos móveis têm inúmeros benefícios que os aplicativos da web não possuem – eles fazem sentido especialmente se o seu produto ou serviço for algo que será usado com frequência ou habitualmente.

Um aplicativo da web é bom para usuários de desktop, primeiro contato e captação de referência ou tráfego orgânico – mas não é uma experiência móvel ideal para uso repetido. Não é ideal para envolver os usuários e construir lealdade e hábitos em torno de sua marca.

Os aplicativos móveis, por outro lado, permitem que você atenda às expectativas dos consumidores modernos e ofereça a eles uma melhor experiência do usuário móvel por meio de um ambiente menos distraído, mais fechado e uma rota direta por meio de um único toque em suas telas iniciais.

Isso é muito mais direto do que abrir um navegador móvel, digitar uma URL e esperar que tudo carregue.

O simples fato de estar presente nas App Stores também pode ser um benefício para algumas empresas. Muitos consumidores hoje em dia usam o Google Play e a App Store para buscar soluções para seus problemas, da mesma forma que usam mecanismos de pesquisa baseados na web. Se você otimizar bem o SEO da App Store, poderá atrair novos usuários que estão procurando por palavras-chave relacionadas.

Experiência de usuário

Não menos importante que escolher a tecnologia, investir na experiência do usuário (UX) também é vital para o sucesso do seu app. UX é a experiência geral que um usuário tem ao usar seu produto, especialmente em termos de como ele é fácil ou agradável.

A interface do usuário é como uma piada. Se você tiver que explicar, não é tão bom. E se seu aplicativo tiver uma experiência do usuário ruim, as pessoas vão parar de usá-lo.

O importante é gastar bastante tempo pensando e calculando antes de começar a construir. Na Guaraná Digital, damos uma importância extra ao UX. Desenvolvemos o método 2ED.

O que está claro, porém, é que o sucesso comercial de smartphones e tablets não está mostrando nenhum sinal de desaceleração, então, nos próximos anos, você pode esperar que bilhões de pessoas ao redor do mundo tenham seu primeiro smartphone. A oportunidade de colocar seu aplicativo na app store e nas mãos de milhões (ou até bilhões) de pessoas ainda está crescendo. Aproveite!

Porém, não basta ter um app, é preciso trabalhar para ocupar um espaço no celular do seu público. E aí entra o marketing digital. E em que lugar você pretende estar?

Podemos ajudar sua empresa a construir o aplicativo e/ou a divulgá-lo. Fale com a gente.