Pirâmide de vendas do marketing digital

Autor do artigo
Pirâmide de vendas do marketing digital

Para ajudar na sua busca por clientes (leads) na internet, é importante que você tenha estabelecido quem é seu público (veja vídeo sobre definição de público/persona). Depois é importante que você divida seu público entre os que estão mais ou menos propensos a comprar seu produto.

Sugerimos a pirâmide de vendas do marketing digital para te ajudar a “peneirar” seu público e otimizar seu investimento em anúncios.

Aborde os clientes com mensagens diferentes, conforme o nível de entendimento e afinidade com o produto anunciado.

Para ilustrar, montamos uma pirâmide com a audiência e dividimos em 3 grupos com base no nível de nível de consciência e “amadurecimento” do público.

Pirâmide de vendas - público do marketing digital

Pirâmide de vendas para definição do público do marketing digital

MADURO – Etapa de prontidão. Aqui o público está buscando pelo nosso produto e já sabe o que quer. Normalmente conhece outras opções do mercado.

BROTO – Etapa de consciência. Este grupo já tem algum conhecimento sobre pontos específicos do produto e está com algum interesse em saber mais.

SEMENTE – Etapa de oportunidade. Aqui temos um grupo maior e precisamos ainda vender uma ideia. O interesse ocorre de forma mais passiva, precisaremos despertar a necessidade.

Deve-se iniciar o trabalho com o topo da pirâmide (Maduro) para gerar dados e entender a audiência. Depois deve-se trabalhar com os brotos para que fiquem maduros e plantar novas sementes para perpetuar o ciclo.